PREGAÇÃO BIBLICA


O CRISTÃO QUE VIGIAI E ORAI

ILUSTRAÇÃO : DEUS DEIXA RASTROS
Conta-se de um velho cristão analfabeto, que era homem de muita oração.

Certa vez um rico entrou em sua barraca e lhe perguntou:

- Como sabes que Deus existe, se você nem ao menos sabe ler?

O velho respondeu:

- Pelos Seus rastros. Deus deixa rastros por onde passa.
- Como assim? - indagou o chefe, admirado.

Humilde, ele explicou:
- Quando o senhor ouve passos de animais ao redor da tenda, como sabe, depois, se foi um carneiro, um cavalo, um boi ou um animal selvagem?
- Pelos rastros.
- Exatamente.

E o velho crente o  convidou para fora da barraca e mostrando-lhe o céu, onde a lua brilhava, cercada por multidões de estrelas, exclamou, respeitoso:
- Senhor, aqueles sinais luminosos lá em cima são os rastros de Deus. Ele passou por ali! Por isso eu sei que Ele existe!

O cristão se quiser viver livres dos sofrimentos que o

 pecado provoca, tem que vencer as tentações.


Texto Mateus 26.41. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.



1. ACEITANDO O FATO DE QUE SOMOS FRACOS DIANTE DO PECADO
  

  A carne é fraca. Não importa o quanto o nosso espírito está forte, a nossa carne é e sempre será fraca. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.  Marcos 14:38; O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6 ; Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?                                                                                                    A aceitação deste fato é essencial para vencermos as tentações, pois é exatamente

quando estamos nos sentindo fortes que baixamos a guarda e cometemos os maiores erros.




2. SABENDO QUE PRECISA VIVER VIGIANDO

 A partir do momento em que aceitamos a realidade da nossa fraqueza passamos a agir com mais que já tem larga experiência no volante.


    Vigie. Não dê lugar ao diabo. Estabeleça limites para você mesmo. Linhas de defesa. Alarmes de presença. Qualquer coisa, mas mantenha-se longe das situações de queda e de pecado. Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7




    Não pegue aquele caminho, não entre naquele lugar, não acesse aquele site, desvie o olhar, não compre aquela revista, deixe o cheque e cartão de crédito em casa, não "namore" aquele objeto, não deixe que a situação chegue àquele ponto, etc.3. SABENDO QUE PRECISA VIVER EM ESTADO DE ORANDO



    A tentação pode nos sobrevir com muita força, mesmo quando nos mantemos conscientes da nossa fraqueza e estamos vigiando.

    Nesta hora, só nos resta orar e clamar que o Senhor nos livre do pecado. Isto faz parte da oração que Jesus nos ensinou em Mateus 6: "Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal".
ILUSTRAÇÃO CALÇA RASGADA

Duas esposas de pastor estavam sentadas, uma ao lado da outra, remendando as calças de seus maridos.


Uma delas falou à amiga: - Pobre do João, ele está muito desencorajado no trabalho da igreja. Há alguns dias ele falou até em renunciar e entregar seu cargo. Parece que nada vai bem e tudo dá errado para ele.
A outra respondeu: - Lamento por vocês. O meu marido tem dito exatamente o contrário. Tem sentido cada dia mais intimidade com Deus, como nunca havia experimentado antes.

Um pesado silêncio atingiu aquelas duas mulheres, que continuaram com os remendos, sem trocar mais nenhuma palavra.


Uma delas estava remendando os joelhos da calça de seu marido e a outra, a parte traseira.

Sem mim nada podeis fazer.

João 15.5

    Livra-nos do mal, porque o mal é mal e nos faz mal.

    Resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Resisti à tentação e ela fugirá de vós.
CONCLUSÃO



Se quisermos vencer as tentações devemos aceitar a realidade da fraqueza humana, vigiar e orar

Deus seja louvado!   



  
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

“ VOCÊ TEM UMA MISSÃO”

Esdras 8.21-31


FRASE DE EFEITO:  “CONFIAR É TER SUCESSO NA MISSÃO.


INTRODUÇÃO:

Esdras tinha uma missão: conduzir cerca de 4.000 homens (fora mulheres, crianças e idosos) de volta a Jerusalém numa viagem muito perigosa, pois, eles estavam levando os utensílios do templo de Salomão, ouro, prata e outros bens e não estavam armados nem preparados para se defender, caso fossem assaltados por uma das gigantescas quadrilhas que agiam na rota das caravanas.



Mas, Esdras, de fato, confiava em Deus e podemos ver isso em três MOMENTOS:

1. QUANDO TESTEMUNHOU PERANTE O REI

"A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam" - vs 22b.
Ele confiou em Deus e não teve medo do rei. Testemunhou sobre a bondade de Deus, mas, testemunhou, também, sobre o juízo divino. Quem, de fato, confia em Deus FALA DE JESUS a todos, não importa se é a um bêbado na esquina, ao seu chefe ou às maiores autoridades.
O testemunho é uma das mais poderosas ferramentas que Deus usa para converter e restaurar vidas. Fomos chamados por Jesus para sermos suas testemunhas. Se você confia em Deus, testemunhe de Jesus!
MÍSEROS CENTAVOS
Certa vez um pregador mudou-se para Houston, Texas, e, poucos dias depois que chegou, teve que ir de ônibus de sua casa até o centro da cidade.

Quando se sentou, descobriu ter recebido 25 centavos a mais no troco e pensou:
- É melhor devolver os 25 centavos. Oh, esquece, são apenas 25 centavos. Quem se preocuparia por quantia tão pequena?

Quando chegou ao ponto onde desceria do ônibus, parou momentaneamente na porta, então entregou a moeda ao motorista e disse:
- Tome, você me deu troco a mais.

O motorista, com um sorriso, respondeu:
- Você não é o novo pregador, não é? Eu tenho pensado sobre ir lhe ouvir. Eu queria apenas ver o que você faria se eu lhe desse troco a mais.

Quando o pregador saiu do ônibus, agarrou-se literalmente ao poste mais próximo e exclamou:
- Oh, meu Deus, me perdoe! Eu quase vendi seu filho por vinte e cinco centavos. 

2. QUANDO MANTEVE A COERÊNCIA DO SEU TESTEMUNHO



"Pois tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados, e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto havíamos dito ao rei: A mão do nosso Deus é..." - 22a.

A lógica de Esdras era simples: Se eu disse ao rei que a mão de Deus é sobre a minha vida e do meu povo, agora não tem como pedir ao rei escolta de soldados. Ele vai rir da minha cara. Prefiro correr o risco de um assalto violento do que entrar em contradição.
Quem, de fato, confia em Deus, mantém a coerência do seu testemunho, mesmo que corra riscos. Se fala uma coisa, procura viver o que fala, custe o que custar.
Quantos líderes falam uma coisa e praticam outra, não é mesmo? Por que será que fazem isso? Porque não confiam em Deus. Se você confia em Deus, mantenha a coerência do seu testemunho.

3. QUANDO TEVE CORAGEM PARA DAR UMA PARADA

"Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para todos os nossos bens" - vs 21.
Esdras tinha certeza da presença de Deus em sua vida, mas, e quanto ao seu povo? Ele precisava também ter esta certeza; por isso mandou a caravana ficar parada às margens do rio, proclamou um jejum para que o povo se humilhasse e orasse. Não daria mais um único passo sem essa certeza.
Quantas coisas que estão afundando poderiam ser restauradas se as pessoas tivessem a coragem de parar a "caravana de suas vidas" para jejuar, se humilhar e buscar a presença de Deus, não é mesmo?
SPURGEON

Quando Moody (famoso evangelista americano que "ganhou" aproximadamente 1.000.000 de almas para Cristo) viajou 4.000 milhas para ouvir Spurgeon, ele refletiu desta forma:– O que mais me impressionou não foi o louvor, apesar de que acredito nunca ter ouvido tão grande cântico congregacional.


- Não foi a exposição do Sr. Spurgeon , apesar da excelência da mesma, nem mesmo foi o seu sermão que mais me impressionou.

- O que mais me impressionou foi a sua oração. Ele parecia ter tão grande acesso a Deus que podia trazer para baixo o poder do céu; este foi o grande segredo de sua influência e de seu sucesso



O ladrão não vem senão para matar, roubar e destruir, mas, que poderá fazer o ladrão se Deus estiver em nosso casamento, família, empresa, emprego, carreira? Se você confia em Deus, não dê um passo em sua vida sem antes jejuar para se humilhar e buscar a presença de Deus.

CONCLUSÃO:
Ao testemunhar perante o rei, manter sua coerência e ter coragem para dar uma parada para se humilhar perante Deus, Esdras prova que, de fato, era um homem que confiava em Deus.
ADAPTADO POR Pr. ARMANDO XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE OU DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO!